segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

BENEFÍCIOS DA DANÇA NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS


Atualmente, a dança na vida da criança deixou de ser somente uma formação artística, e passou a fazer parte do seu desenvolvimento como ser humano consigo mesmo, com o outro e com seu meio. Isso, pois como diz Achcar (1998), a dança desenvolve estímulos como:

Tátil – sentir os movimentos e seus benefícios para o corpo;
Visual – ver os movimentos e transformá-los em atos;
Auditivo – ouvir a música e dominar o seu ritmo;
Afetivo – emoções e sentimentos transpostos na coreografia;
Cognitivo – raciocínio, ritmo, coordenação;
Motor – esquema corporal, coordenação motora associada ao equilíbrio e flexibilidade.

Além de favorecer aspectos como criatividade, musicalidade, socialização e conhecimento da dança em si.
Na fase de iniciação do aprendizado, seja qual for o estilo de dança escolhido, há necessidade que as aulas possuam um caráter lúdico e bem dinâmico para que as aulas se tornem, antes de mais nada, algo prazeroso. E ao mesmo tempo, será trabalhado itens básicos e necessários para que, gradativamente, as exigências técnicas vão aumentando, pois a dança proporciona o conhecimento do corpo, noções de espaço e lateralidade, a princípio. Sabe-se, de acordo com Priscila Trevisan (2006) que “…uma criança que na pré-escola teve oportunidade de participar de aulas de dança, certamente, terá mais facilidade para ser alfabetizada,…”.
A dança, portanto, é um benefício! A criança adquire confiança e maturidade, desenvolvendo habilidades e luta pela conquista.
Vê-se nos estudantes de dança facilidade em se sociabilizar, o senso de confiança física e mental, boa postura, habilidade corporal, compreensão da relação entre música, ritmo e movimento, promovendo o conhecimento e o apreço por outras formas de arte, beneficiando-os em vários aspectos de suas vidas!



Aline de Pieri Pedrosa Ribeiro
Professora de dança e coreógrafa/ Trabalho de Movimento e Expressão Corporal

Fonte: Prática Esportiva

domingo, 15 de fevereiro de 2009

DANÇA NA ESCOLA: UMA EDUCAÇÃO PRA LÁ DE FÍSICA

Karine Basilio

Dançar é uma das maneiras mais divertidas e adequadas para ensinar, na prática, todo o potencial de expressão do corpo humano. Enquanto mexem o tronco, as pernas e os braços, os alunos aprendem sobre o desenvolvimento físico. Introduzir a dança na escola equivale a um tipo de alfabetização. "É um ótimo recurso para desenvolver uma linguagem diferente da fala e da escrita, aumentar a sociabilidade do grupo e quebrar a timidez", afirma Atte Mabel Bottelli, professora da Faculdade Angel Viana e da Universidade Federal do Rio de Janeiro. E o melhor: o trabalho pode ser feito com turmas de todas as idades e de forma interdisciplinar, envolvendo as aulas de Artes e de Educação Física. O mais importante, no entanto, não é convencer a turma a ensaiar para se apresentar no final do ano. "A prioridade é levar a criança a ter consciência corporal e entender como o corpo dela se relaciona com o espaço", ensina Ivaldo Bertazzo, coreógrafo e professor de reeducação do movimento, de São Paulo. Por volta dos 10 anos, a criança sedentária pode apresentar encurtamento de alguns músculos, o que provoca tensão. Esse estado tira o corpo da postura vertical, fundamental para que os sentidos (visão, audição etc.) funcionem bem e para manter a concentração inclusive nas aulas. Fique atento: nos garotos, as evidências mais comuns do encurtamento dos músculos são o corpo jogado para trás, a coluna curvada ao sentar e as pernas abertas quando estão parados em pé. Já nas meninas, um corpo mal-educado se revela pelo abdome saliente, o bumbum empinado para trás e os ombros contraídos. Em ambos, pescoço tenso, coluna pouco ereta e desinteresse por esportes são motivos para deixar pais e educadores alertas. Passos de dança e o alongamento contribuem para evitar a tensão. "A dança é a única manifestação artística que realmente integra o corpo e a mente", afirma Marília de Andrade, professora da Universidade Estadual de Campinas.

Karine Basilio

No Espaço Brincar, em São Paulo, os professores de Educação Infantil Sílvia Lopes, Bruno Quintas e Yvan Dourado desenvolvem estratégias lúdicas para fazer as crianças se mexerem. Pesquisadora da cultura popular, Sílvia resolveu ensinar alguns passos de frevo à turminha. Antes, recorreu às brincadeiras infantis e à contação de histórias. "Não adianta trazer a coreografia pronta", alerta a professora. "Os alunos querem participar da criação e precisam descobrir, primeiro, que movimentos já sabem fazer."

Para esquentar e levar cada um a conhecer melhor o corpo, a professora chamou a garotada para participar de um bolo humano. A atividade tem início com todos sentados em um grande círculo. Aos poucos, eles vão se arrastando para o centro da roda, orientados por Sílvia, que indica como vão se movimentar. Quando todos estão juntos, simulam com braços e pernas adicionar os ingredientes à massa do bolo. Em seguida, eles se chacoalham, imitando uma batedeira, e voltam para o lugar de origem, também movendo-se pelo chão.

Em outro momento, a professora conta a história do saci-pererê. "Escolhi o personagem porque ele se apóia numa perna só e a garotada adora ficar assim, se equilibrando", observa Sílvia. A idéia é que, com sombrinhas de frevo, os alunos interpretem como o saci faria para atravessar uma floresta, cruzar um rio, desviar de cobras e onças com pulos e rolar pelo chão. Pronto! Assim, as crianças aprendem os passos básicos do frevo. A aula de 50 minutos acaba com um relaxamento coletivo.

A professora de Educação Física Luciana Burgos, de Porto Alegre, também uniu a cultura popular à consciência corporal em suas aulas na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nações Unidas. Há dez anos, ela percebeu que podia associar alguns exercícios a passos do vanerão, dança típica gaúcha. Nesse caso, o ideal é começar o trabalho pela teoria, explicando a origem da dança. Depois, entram em cena elementos como música e figurino. "Em pouco tempo, conseguimos formar várias duplas", conta a professora. "Deixei as aulas de ginástica a cargo de um colega e me dediquei só ao grupo de dança."

Para despertar nos alunos o interesse pela dança, é preciso levar em consideração o repertório artístico que eles têm, deixar bem claro que homem também dança e, claro, convidar a turma toda para participar. Há 15 anos, a professora de Artes Marly Vendramini Cairoli, da Escola Municipal de Ensino Fudamental Dona Angelita Maffei Vita, em São Paulo, propõe atividades variadas para atrair alunos de 5ª a 8ª série para suas aulas.

Diversas turmas já contaram em forma de coreografia a história do cientista Albert Sabin (1906-1993) e do pintor Salvador Dalí (1904-1989) e reproduziram com o corpo a famosa tela Guernica, de Pablo Picasso (1881-1973). A última inspiração de Marly veio de uma visita que suas turmas de 7ª e 8ª séries fizeram à exposição A Herança dos Czares, uma reunião de 200 obras do Museu do Kremlin, de Moscou, que ficou em cartaz entre abril e junho no Museu de Arte Brasileira, em São Paulo. "Como já tínhamos estudado a arte bizantina, não tive dúvida: desafiei os adolescentes a montar um pagode", conta Marly. Apesar de no Brasil a palavra designar um tipo de samba, ela também denomina uma dança russa.


Durante um mês, os alunos desenharam com o corpo figuras geométricas no espaço, somente para esquentar: em pé, um ao lado do outro, eles faziam retas com os braços ou, individualmente, formaram triângulos com as pernas, entre outros movimentos. Em seguida, a turma escolheu as músicas e montou uma coreografia de quatro minutos. "Quando a professora me convidou, achei que seria uma chatice, porque todo mundo só gostava de black music e axé. Me enganei", confessa Suelen Fabiano da Silva, da 8ª série. "Descobrimos que alguns passos de black e axé podem ser adaptados para o pagode. Ficou ótimo", diz Mauro Rogério, também da 8ª série.

Marly se livrou de uma armadilha em que muitos professores acabam caindo: tentar ensinar balé clássico na escola. "Esse estilo vai contra a espontaneidade da atividade. Trabalhar com as danças populares sempre dá mais certo", alerta Hulda Bittencourt, diretora artística da Cisne Negro Cia. de Dança. Há cinco anos, o Cisne Negro oferece o curso Vem Dançar, dirigido a professores da rede pública paulistana, que mostra como o repertório popular pode deixar a dança mais atraente e de que modo ela evoluiu ao longo do tempo.

Muitas vezes vista como elitista, a dança é uma atividade de integração que se adapta muito bem a qualquer currículo. As fontes de inspiração para as aulas podem variar, de acordo com o projeto da escola e os interesses da turma o comportamento dos animais e os fenômenos da natureza, por exemplo, rendem boas atividades. A sala não precisa nem ter espelhos, como as dos grandes centros de dança: basta ser limpa, bem iluminada e ventilada. Para a aula ser produtiva e agradável, diga à garotada para usar roupas leves e confortáveis e tomar muita água, como em qualquer esporte, para não desidratar.

Texto retirado da Revista Escola On-line

sábado, 7 de fevereiro de 2009

ESPETÁCULOS E WORKSHOPS EM FEVEREIRO



Obra de William Shakespeare na

Campanha de Popularização do

Teatro e da Dança



Criada em 2002, a obra é uma adaptação para a dança contemporânea

da obra do dramaturgo inglês William Shakespeare.

O trabalho também tem influências do circo-teatro

e do universo imaginário do povo mineiro.

As apresentações serão de sexta-feira a domingo (13 a 15/02),

no Palácio das Artes , BH.

A Campanha de Popularização do Teatro e da Dança está em sua 35ª edição

e é organizada pelo Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de Minas Gerais

em Belo Horizonte, Juiz de Fora e Ipatinga anualmente

nos meses de janeiro e fevereiro.

O objetivo é divulgar essas formas de arte para a população

durante os meses de férias, quando normalmente a

frequência aos teatros é menor.


_____________________________________


Campanha de Popularização do

Teatro e da Dança



Temporada no Teatro Alterosa começa na próxima segunda-feira (16),

dentro da 35ª Campanha de Popularização do Teatro e Dança,

e apresenta uma coreografia inspirada na obra do artista plástico Farnese de Andrade.

O melhor espetáculo de dança de Minas Gerais em 2008, segundo o prêmio Sesc/Sated,

será uma das principais atrações da 35ª Campanha de Popularização do Teatro e Dança,

com apresentações nos dias 16 e 17 de fevereiro e 2 e 3 de março (segundas e terças-feiras).

"Tá Passando...", do Camaleão Grupo de Dança, apresenta uma aventura memorialista

inspirada na obra do artista plástico mineiro Farnese de Andrade,

baseada em pesquisas do Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte.

O espetáculo, que também recebeu o prêmio Sesc/Sated 2008 de melhor direção

para Marjorie Quast tem coreografia do pernambucano Jorge Garcia,

será apresentado sempre às 20h.

Os ingressos custam R$10.

____________________________________



  • Investigação Sobre o Samba


Com surdo, pandeiro, tamborim, repique e chocalho em cena,

o trabalho é uma homenagem ao ritmo que toma conta do mês de fevereiro.

Tema, aliás, reincidente na pesquisa de Andrea Jabor,

que em 2007 estreou "As Cinco Peles do Samba",

montagem criada a partir da obra do artista plástico austríaco Hundertwasser.

Agora, o foco é a investigação sobre as matrizes do samba

e o jogo que improvisação e composição que acontece nas suas diferentes formas.

O Espaço SESC fica na Rua Domingos Ferreira 160, Copacabana.

Telefone: (21) 2547-0156.

Sextas-feiras e sábados, às 20h; domingos, às 19h.

A temporada vai até 8 de março.

_____________________________________




  • De Esconder para Lembrar

Jogo de histórias, cantigas, medos e desafios, o espetáculo infantil

De Esconder para Lembrar, da Meia Ponta Cia. de Dança,

será apresentado neste fim de semana e no próximo

(7, 8, 14 e 15/02) dentro da programação do Verão Arte Contemporânea

(VAC 2009), em Belo Horizonte.

As sessões serão no Espaço Ambiente

(Rua Grão Pará 185, Sta. Efigênia. Informações: 31 3227-7331), a partir das 17h.

_____________________________________

  • Faladores
A Cia. Mário Nascimento, faz apresentações do espetáculo Faladores no interior de São Paulo.

Dia 11 de fevereiro, a companhia dança no Teatro Municipal de Ribeirão Preto, às 21h.
Dia 12 de fevereiro, o espetáculo será apresentado no Teatro Municipal de Franca, às 21h.

Faladores é um trabalho sobre a oralidade e as diferentes formas de comunicação.

Além das apresentações, a companhia organizará workshops nos mesmos dias das sessões.


RELAÇÃO DE EVENTOS EM 2009

FESTIDANÇA 20 ANOS - Festival de Dança de São José dos Campos-SP

04 a 14 de junho

Para maiores informações sobre as atividades do Festidança 2009 e demais condições de participação, consulte o edital no site: http://www.fccr.org.br/institucional/editais/arquivos/2009/Festidança__20ª_Edição_Concurso_nº_004_Ed.doc que contempla todas as condições de participação.


ATREVIDOS DA DANÇA

Cristina Roberto Promoções
Coordenação Artística: Denise M.Zenicola
Co-promotores e/ou patrocinadores:Fundação Cultural do Distrito Federal,SESC,Academia Nadarte
Endereço: AOS 8,bl B,apt.204,Brasília,DF,70.660-082
Tel:(061)2348453 Fax(061)2348453
Realização: Junho
Características: NACIONAL, exclusivo em dança, não competitivo.
Condições de participação: Envio de proposta e vídeo de trabalho.

BENTO EM DANÇA - FESTIVAL DE DANÇAS DO MERCOSUL

Secretaria Municipal de Turismo
Coordenação artística: Núcleo Dança Ltda.
Co-promotores e/ou patrocinadores: Associação de Dança do Cone Sul
Endereço: Rua Marechal Deodoro,70.Bento Gonçalves.RS.95.700-000
Tel: (054)451 1588/ 451 3388 Fax: (054) 451 1088 r.117
Realização: Outubro
Características: INTERNACIONAL, exclusivo de dança, competitivo.
Condições de participação: Sem seleção prévia.

CENA CONTEMPORÂNEA - teatro e dança

Núcleo de Arte e Cultura-NAC
Coordenação Artística: Guilherme Reis
Co-promotores e/ou patrocinadores:
Endereço: HIGS 705,Bloco G, casa 51. Brasília. DF. 70.910-090
Tel: (061)242 6842 Fax: (061)244 9924
Realização: agosto e setembro.
Características: INTERNACIONAL, não exclusivo de dança, não competitivo.

DANÇA ALEGRE ALEGRETE

Prefeitura Municipal de Alegrete
Coordenação Artística: Maria Waleska Van Helden
Co-promotores e/ou patrocinadores: Governo do Estado do Rio Grande do Sul,
SESC e empresas
Endereço: Praça Getúlio Vargas, 585. Alegrete. RS. 97 542-570
Tel: (055)422 4533 r.31 Fax: (055)422 4533
Realização: 26 de novenbro a 2 de dezembro
Condições de participação: Inscrição

DANÇA CRUZ ALTA

Associação de Danças e Realizações Culturais
Coordenação Artística: Jussara Miranda, Carlise Pereira e Carmen Anita Hoffman.
Co-promotores e/ou patrocinadores: Prefeitura Municipal de Cruz Alta, Instituto Estadual
de Artes Cênicas e a iniciativa privada
Endereço: Rua Pinheiro Machado, 225- sl. Cruz Alta. RS. 98.005-000
Tel: (053)322 4956 Fax: (053)322 4956
Realização: Última semana de outubro.
Características: NACIONAL, exclusivo de dança, não competitivo.

DANÇA SUL

Integrasul
Coordenação Artística: José Henrique Pires
Co-promotores e/ou patrocinadores: Prefeitura Municipal de Pelotas
Endereço: Praça Cel. Pedro Osório, 6. PELOTAS. RS.
Tel: (053)225 8355 Fax: (053)227 3408
Realização:23 de setembro a 1 de outubro
Características: INTERNACIONAL, exclusivo de dança, não competitivo
Condições de participação: Solicitar edital

ENCONTRO INTERNACIONAL DE DANÇA

Prefeitura Municipal de Caxias do Sul
Coordenação Artítstica: Guadalupe Bonzani
Co-promotores e/ou patrocinadores: Casa de Cultura Percy Vargas de A breu e Lima-Teatro Municipal
Endereço: Rua Dr. Montaury,777.CAXIAS DO SUL. RS. 95 020-190
Tel: (054)221 3697 Fax: (054)222 3237
Realização: 5 a 8 de julho
Características: NACIONAL, exclusivo de dança, não competitivo.
Condições de Participação: Convite

ENCONTRO NACIONAL DE DANÇA - ENDA

Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado de São Paulo (Sinddança)
Coordenação Artística: Maria Pia Finocchio e Diretoria do Sinddança
Endereço: Rua Maria Paula,122-sl. 609. SÃO PAULO. SP. 01 819-001
Tel: (011) 606 6802 Fax: (011) 606 0479
Realização: junho a dezembro
Características: NACIONAL, exclusivo de dança, competitivo.
Condições de Participação: Inscrições
Obs: Fase interior (junho-agosto), fase capital (setembro), fase estadual (outubro) e fase nacional (novembro-dezembro)

FESTIVAL DE DANÇA DE JOINVILLE

Fundação Cultural de Joinville
Coordenação Artística: Karin Busch
Co-promotores e/ou patrocinadores: Prefeitura Municipal de Joinville
Endereço: Rua Itají, 390. Joinville. SC. 89 201-090
Tel: (0474) 33 1200 Fax: (0474) 33 1122
Realização: Julho
Características: INTERNACIONAL, exclusivo de dança, competitivo
Condições de Participação: Seleção através de fitas de vídeo.

FESTIVAL DE DANÇA DO VALE DO PARAÍBA - FESTIDANÇA

Fundação Culrural Cassiano Ricardo.
Coordenação Artística: Cláudio Mendel
Co-promotores e/ou patrocinadores:
Endereço: Rua Sebastião Hummel, 268. SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. SP. 12 210-200
Tel: (0123) 21 7344 Fax: (0123) 41 8577
Realização: Junho
Características: NACIONAL, exclusivo de dança, competitivo.
Condições de Participação: Envio de curriculum para inscrição em cursos em que houver necessidade de pré seleção, e convite para grupos incluídos na agenda de espetáculos.

FESTIVAL DE DANÇA SESI-PARÁ

Serviço Social da Indústria - SESI/PA
Coordenação Artística: Maurício Quintairos
Co-promotores e/ou patrocinadores: Restaurante e Choperia Pinguin, CRIBB Dancing, Coca-cola, Procter e Glamber, Hotel Hilton, Cia de Arte Produções
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25440. BELÉM. PA. 66 095-000
Tel: 228 1233, 226 8196 Fax: 228 11 87
Realização: 28 de setembro a 01 de outubro
Características: ESTADUAL, exclusivo de dança, competitivo

FESTIVAL DE DANÇA TÁPIAS

Ballet Tápias, Jazz
Coordenação Artística: Toni Rodrigues
Co-promotores e/ou patrocinadores: coisas do camarim, Raul Pizzaria; Secretaria Municipal de Cultura, Hotel Copa D'OR, Rio-Arte; Clube do Movimento, Funarj, Tour Viagens, Studio 88
Endereço: R. Marquês de Abrantes, 209-sb. RIO DE JANEIRO. RJ. 22 230-000
Tel: (0210 551 6397 Fax: (021) 551 6397
Realização: Setembro/outubro
Cartacterísticas: INTERNACIONAL, exclusivo de dança, competitivo
Condições de Participação: Seleção por fita de vídeo ou pontuação do festival anterior
Informações: Giselle Tápias

FESTIVAL NACIONAL DE ARTES

Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc)
Coordenação Artística: Clara Maria Jerônimo Barbosa
Co-promotores e/ou patrocinadores: Governo do Estado da Paraíba, VASP, Banco do Brasil
Endereço: Av. Pres. Kennedy, s/n. Tanbauzinho. JOÃO PESSOA. PB. 58 042-180
Tel: (083) 224 9352 Fax: (083) 225 1082
Realização: Janeiro
Características: NACIONAL, não exclusivo de dança, nào competitivo.
Condições de Participação: Espetáculos já estreados.

FESTIVAL SUL-MATO-GROSSENSE DE DANÇA

Associação Sul-Mato-Grossense dos Profissionais de Dança, Secretaria Municipal de Cultura e do Esporte-SEMCE e Universidade Federal do Mato-Grosso do Sul.
Co-promotores e/ou partrocinadores: Fundação de Cultura do Mato-Grosso do Sul
Endereço: SEMCE, Rua Barão do Rio Branco, 377. B. Amamdaí. CAMPO GRANDE. MS. 79 008-060
Tel: (067) 382 1596/4204 Fax: (067) 382 1620
Realização: segunda quinzena de setembro
Características: NACIONAL, exclusivo de dança, competitivo
Condições de Participação: Seleção por fita de vídeo ou colocação no dois primeiros lugares em outros festivais.

FESTIVAL VITÓRIA-BRASIL DE DANÇA

Sindicato dos Artistas e Técnicos - SATED/ES
Coordenação Artística: Marcelo Ferreira
Co-promotores e/ou patrocinadores: Departamento Estadual de Cultura
Endereço: DEC - Av. César Hilal, 1415 - terceiro. VITÓRIA. ES. 29 052-231
Tel: (027) 325 3886 Fax: (027) 325 8441
Realização: Setembro
Características: NACIONAL, exclusivo de dança, não competitivo.
Condições de participação: Seleção e curadoria, por meio de convite especial.

HOJE: DANÇA... - ENCONTRO DE DANÇA DO CONE SUL

Núcleo-Dança de Porto Alegre
Coordenação Artística: Valério Césio
Co-promotores e/ou patrocinadores: Diversas entidades culturais e diplomáticas do Cone Sul
Endereço: Rua Maranguape,188. PORTO ALEGRE. RS. 90 690-380
Tel: (051) 334 6416 Fax: (051) 334 6416
Realização: Segunda quinzena de janeiro
Características: INTERNACIONAL, exclusivo de dança, não competitivo.

MOSTRA DE DANÇA ARTE-EDUCAÇÃO

Serviço Social do Comércio - SESC
Coordenação Artística: Elisa Saintive/ Neto Figueiredo/ Rosa Freire
Endereço: Rua Conselheiro Ribas, 16.SANTOS. SP. 11 040-900
Tel: (0132) 27 5959 Fax: (0132) 27 5252
Realização: A partir da primeira quinzena de agosto.
Características: INTERNACIONAL, exclusivo de dança, não competitivo.

MOSTRA DE DANÇA ASGADAN

Associação Gaúcha de Dança
Coordenação Artística: Silvana Vebnet Not
Co-promotores e/ou patrocinadores:
Endereço: Av. Tapiaçu, 257. PORTO ALEGRE. RS. 91 030-080
Tel: (051) 341 5762 Fax: (051) 34 5201
Realização: 15 a 17 de dezembro
Características: ESTADUAL, exclusivo de dança, não competitivo.
Condições de Participação: Escolas e grupos associados

MOSTRA DE DANÇA DE FLORIANÓPOLIS

Fundação Franklin Cascaes, Prefeitura Municipal de Florianópolis.
Coordenação Artística: Simone Simon, setor de dança
Endereço: Rua Tenente Silveira,293 - segundo andar. FLORIANÓPOLIS. SC. 88 010-301
Tel: (048) 223 2517 2 222 4337 Fax: (048) 224 0332
Realização: 22 a 25 de junho
Características: REGIONAL, exclusivo de dança, não competitivo
Condições de participação: Inscrições e s
eleção por vídeo.

MOSTRA DE DANÇA FOLCLÓRICA

Secretaria Municipal de Cultura, Prefeitura de Porto Alegre
Coordenação Artística: Cláudia Ferreira, Coordenação de Artes Cênicas/SMC
Endereço: Av. Érico Veríssimo,307. PORTO ALEGRE. RS. 90 160-181
Tel: (051) 226 9237 Fax: (051) 226 9148
Realização: 11 a 16 de julho
Características: INTERNACIONAL, exclusivo de dança, não competitivo
Condições de Participação: Convite

MOSTRA DE NOVOS COREÓGRAFOS

Rio - Arte
Coordenação Artística: Lilian Kuperman
Co-promotores e/ou patrocinadores: Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro
Endereço: Rua Rumânia, 20. RIO DE JANEIRO. RJ. 22 240-140
Tel: (021) 265 9960 Fax: (021) 285 5249
Inscrição: Março
Realização: Junho
Características: NACIONAL, exclusivo de dança, competitivo.
Condições de participação: Inscrições e seleção por vídeo

DANÇA MOSTRA ESTADUAL DE TEATRO E DANÇA

Fundação Espaço Cultural da Paraíba-
Coordenação Artística: Clara Maria Jerônimo Barbosa
Endereço: Av. Presidente Kennedy, s/n. Tambauzinho. JOÃO PESSOA. PB. 58 042-180
Tel: (083) 224 9352 Fax: (083) 225 1082
Realização: Novembro
Características: ESTADUAL, não exclusivo de dança, competitivo.
Condições de participação: Ter estreado.

MOSTRA INFANTO-JUVENIL DE TEATRO E DANÇA

Fundação Espaço Cultural da Paraíba-FUNESC
Coordenação Artística: Clara Maria Jerônimo Barbosa
Endereço: Av. Presidente Kennedy, s/n. Tambauzinho. JOÃO PESSOA. PB. 58 042-180
Tel: (083) 224 9352 Fax: (083) 225 1082
Realização: Outubro
Características: METROPOLITANO, não exclusivo de dança, não competitivo.
Condições de Participação: Faixa etária de 6 a 16 anos

OFICINA NACIONAL DE DANÇA CONTEMPORÂNEA

Escola de Dança/Universidade Federal da Bahia
Coordenação Artística: Dulce Tamara Silva e Aquino
Co-promotores e/ou patrocinadores: Fundação Cultural da Bahia, Fundação Gregório de Matos e FUNARTE
Endereço: Av. Ademar de Barros s/n, Campus Universitário, Ondina, SALVADOR. BA. 47 170-100
Tel: (071) 237 5353 Fax: (071) 245 6412
Realização: 30 de outubro a 5 de novembro
Características: INTERNACIONAL, exclusivo de dança, não competitivo.
Condições de participação: Seleção e convite.

PANORAMA DA DANÇA CONTEMPORÂNEA

Rio-Arte, Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro
Coordenação Artística: Lia Rodrigues
Endereço: Rua Engenheiro Pena Chaves,73-201. RIO DE JANEIRO. RJ. 22 469-090
Tel: (021) 294 8967 Fax: (021) 294 8967
Realização: Julho
Características: NACIONAL, exclusivo de dança, não competitivo.

PANORAMA RIO DANÇA

Grupo de Dança Studio 88
Coordenação Artística: Emílio Martins
Co-promotores e/ou patrocinadores: S/A White Martins
Endereço: Rua Siqueira Campos,43-cob. RIO DE JANEIRO. RJ. 22 031-070
Tel: (021) 235 4147 Fax: (021) 542 4976
Realização: Primeira quinzena de setembro
Características: NACIONAL, exclusivo de dança, não competitivo

PROJETO CONTATOS CÊNICOS

Espaço Cultural Paraty
Coordenação Artística: Marcos Caetano Ribas
Co-promotores e/ou patrocinadores: Rede Latino Americana de Produtores Independentes e Rede Brasil, entre outros.
Endereço: Rua Dona Geralda, 327. PARATY. RJ. 23 970-000
Tel: (0243) 71 1575 Fax: (0243) 71 1161
Realização: Agosto, por dez dias
Características: INTERNACIONAL, exclusivo de dança, não competitivo.
Condições de Participação: Inscrições.



segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

COMO FUNCIONA O PROJETO EDUCAÇÃO PELA DANÇA?

Muita gente tem me perguntado o que é preciso pra se inscrever no projeto e como ainda não tinham tido conhecimento dele.
Acontece que, só participava deste projeto alunos da rede municipal de ensino, e somente no ano passado que começamos a abrir vagas para algumas escolas estaduais, mas este ano todas as escolas poderão participar.

Trabalhamos com a dança-educação, através da dança criativa e nao relativamente a técnica de uma dança específica. Em nossas aulas os alunos descobrem o corpo no tempo e espaço, o corpo e o ritmo, trabalhando de forma criativa e consciente, utilizando também exercícios da dança contemporânea, do jazz e do ballet clássico.

As inscrições são gratuitas e feitas na própria escola. Antes de fazer a inscrição eu e Grazi vamos passar em cada escola e só então deverá ser feita a inscrição.
As vagas são limitadas e as aulas serão realizadas no cinema . Somente as escolas que apresentarem um número expressivo de inscrições é que terá aulas na sua própria dependência, desde que haja espaço físico para sua prática.

Os alunos que se destacarem técnica e expressivamente serão convidados a participar do grupo de dança do município.

Beijo a todos